sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MARCELO ROQUE E MARCELO GLEISER UNIDOS NO TEMA DA SOLIDÃO


NESTE TEXTO TEMOS A SOLIDÃO DO HOMEM DIANTE DO UNIVERSO, TEMA TRATADO POETICAMENTE POR MARCELO ROQUE, USANDO O TELESCÓPIO HUBBLE COMO EIXO CENTRALIZADOR E MARCELO GLEISER,FRANKESTEIN.

HUBBLE
Para onde quer que aponte suas lentes,
lá estarei;
flamejante
e distante,
qual estrela;
silencioso
e perturbador,
qual solidão


Marcelo Roque


NÃO IMPORTA O INSTRUMENTO USADO COMO GANCHO DE EXPRESSÃO.O QUE CONTA É A SENSIBILIDADE DO ESCRITOR.EIS UMA PARTE DO TEXTO DO FÍSICO MARCELO GLEISER DISCUTINDO A MESMA SOLIDÃO

FRANKENSTEIN REVISITADO

"É difícil não associar o nome "Frankenstein" com o monstro criado na versão cinematográfica de 1931, dirigida por James Whale, famosamente interpretado por Boris Karloff: uma criatura mentalmente perturbada, um assassino que mal podia ser considerado humano.

Quem leu o romance de Mary Shelley, entretanto, sabe que a história original era bem outra. E o seu significado, muito mais profundo.

A jovem vitoriana criou um ser muito mais sofisticado do que aquele retratado por Hollywood. No livro, publicado em 1818, o monstro não tinha nada de retardado ou de psicopata. Inteligente, conversava com o seu criador, lia livros e sonhava em ser amado. Foi aí que o problema começou.(MARCELO GLEISER-MICRO/MACRO-4 DE OUTUBRO,2009)"

ENTÃO O PROBLEMA ATÉ DE UM MONSTRO TRANFORMADO EM HOMEM É A SOLIDÃO, TEMA DO FÍSICO E DO POETA...E AÍ FICA A PROPOSTA PARA NOSSOS LEITORES PENSAREM A BELEZA DO UNIVERSO, DA CIÊNCIA E DA LINGUAGEM NA MAIS LIVRE INTEGRAÇÃO QUE POSSA ATINGIR NOSSA SOLIDÃO.

GLÓRIA KREINZ

OBSERVAÇÃO-OS TEXTOS INDICADOS, TANTO DE MARCELO ROQUE COMO DE MARCELO GLEISER, PODE SER ENCONTRADOS NO LINK CITADO.

http://cinciaepoesia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário